domingo, 25 de agosto de 2013

Guia do Capitão: O real significado de "campeão".



De acordo com o dicionário, campeão é "uma pessoa que derrotou ou superou todos os seus rivais em uma competição, especialmente nos esportes".

O dicionário que nos desculpe, mas nós não concordamos com essa definição.


Um campeão é muito mais do que o vencedor do jogo ou maior artilheiro da competição. Para ser um campeão nem sequer precisa de uma medalha de ouro.
Para ser um capitão bem sucedido e inspirador, você deve conhecer o real significado de "campeão" e entender o quanto ser um campeão é importante.

Um verdadeiro campeão...
  • Ajuda a equipe à superar tempos ruins.
  • Não julga erros, torna-os acertos.
  • Acredita em sua equipe.
  • Defende sua equipe.
  • É fiel à sua equipe.
  • E acima de tudo, ama e tem orgulho de tudo que conquistam juntos, independente se são derrotas ou vitórias.
Gostaríamos que os esportes parassem de ser vistos apenas como "buscando um troféu", porque na realidade, o esporte é feito para divertir. 
Quando os jogadores levam muito a sério a busca pela vitória, trabalham sob pressão, e muitas vezes isso é estressante.
É claro que toda equipe gostaria de ganhar um troféu, medalhas... mas esse não é o ponto principal. Vocês precisam gostar de praticar juntos, buscando o que é melhor para vocês e o que acham que será bom para a equipe.
Muitas vezes os atletas buscam loucamente a vitória, sem ao menos perceberem que eles não querem a vitória da equipe, e sim a vitória individual, ou seja, a pessoa pratica para si, não para a equipe. 
E isso pode desestruturar todo o grupo.

Treinem com prazer, mas não façam da vitória algo necessário, se vocês vencerem, ótimo, se não vencerem, ótimo também, pois essa é a forma que a vida nos ensina. 

Agora, o que é ser um campeão para você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário